TUDO ME É LÍCITO, MAS NEM TUDO ME CONVÉM – Saúde – Samia Sittel Faraj

TUDO ME É LÍCITO, MAS NEM TUDO ME CONVÉM 

Hoje eu quero abordar o tema mais caro do mundo: a saúde! Por que a saúde é cara você deve estar se perguntando. Bem, só quem a perdeu pode responder a esta pergunta. Muitos relacionam a saúde com dieta. Dieta: low carb, high protein, dieta dos chiles e etc. Eu pessoalmente sou contra dietas, mas acredito em uma alimentação saudável como forma de se evitar doenças. Ao contrário de dietas, creio que a nossa saúde é reflexo das nossas escolhas em termos de alimentação. Creio que o nosso bem estar físico tem muito a ver com o que não se come ao invés daquilo que se come. 

O mundo moderno, com todo o seu arsenal de tecnologias que aparentemente nos ofereceria mais tempo paradoxalmente nos ocupa ainda mais. É bem comum escutarmos a frase: “não tenho tempo”. E por que não temos tempo, não cozinhamos, e porque não cozinhamos não compramos os ingredientes para elaborar uma alimentação saudável. Então só nos resta comprar tudo pronto. Os supermercados disponibilizam os alimentos nas prateleiras de forma atraente, prática e a preços acessíveis. O problema de tudo, está nos ingredientes, pois estes produtos são feitos para uma longa duração nas prateleiras. Assim, estão adicionados de corantes, gorduras saturadas, açucares e conservantes! Aditivos altamente nocivos e causadores de diversas doenças, dentre elas o câncer! 

Na Bíblia nós lemos: “tudo me e licito, mas nem tudo me convém”! Então, é totalmente lícito comprarmos produtos “preparados" mas será que nos convém? São alarmantes os índices crescentes de diabetes, problemas cardiovasculares, obesidade, câncer e muitas outras doenças. Muitas destas doenças que no passado atingiam somente idosos agora estão ceifando a saúde de crianças também. Estes alimentos prontos custam aquilo que mais caro possuímos: a nossa saúde. Recentemente li em um artigo de saúde sobre os alimentos mais perigosos que são a causa destas doenças: embutidos, açúcar, sorvetes, refrigerantes (incluindo o diet), óleos refinados, salgadinhos, batata frita, pizza congelada! Tudo perfeitamente lícito para ser comprado nos supermercados e lojas, mas totalmente inconvenientes (mortíferos) para a nossa saúde. Se você ainda tem planos de se encontrar com os amigos para uma sessão de pizzas congeladas com refrigerantes, ainda dá tempo de cancelar o encontro. De acordo com o Dr. Lair Ribeiro, para cada copo de refrigerante temos que tomar 23 copos de água! 

Corremos contra o tempo que parece estar escasso, fazermos cursos, realmente é preciso crescer neste mundo competitivo, mas parece que não nos sobra tempo para aprender a viver bem. Fazer dieta quando tudo está perdido pode ser tarde demais. Então, porque não ser proativo quando se fala de alimentação? Somos livres para fazer nossas escolhas, porque não escolher por uma vida saudável? Tomar um suco ao invés do refrigerante, comer uma salada de frutas ao invés de um sorvete, comer uma batata assada ao invés de frita, comer um ovo frito ao invés de um embutido, uma carne ao invés de uma salsicha e assim vai! Claro que temos escolha! Então escolhamos alimentos que promovam a nossa saúde!

Nas próximas edições, estarei abordando sobre os melhores alimentos da terra para uma vida saudável!
Samia Sittel Faraj

Postagens mais visitadas deste blog

"Há meninas com pênis e meninos com vaginas" - Pr. Elias Castilho

LUTO - Parte para Glória o pastor e ex-deputado federal Agnaldo Muniz

EMBAIXADOR MILITAR DO BRASIL NA ARGENTINA É PASTOR - Elias Castilho